sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Pianista



Título Original: The Pianist
Género: Biográfico, Drama
Duração: 150 minutos
Realizador: Roman Polanski


O pianista polaco Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.



O filme começa em 1939, expondo o duro quotidiano dos judeus quando a Polónia foi ocupada pelos alemães. No início, só há leis estúpidas, como um judeu não poder ir a praças públicas ou guardar mais que uma pequena quantia de dinheiro em casa. Mais tarde, vêm a obrigação de usar a estrela de Davi pra se identificar e, ainda, o confinamento em guetos. Logo após o extermínio nos campos de concentração. O holocausto é um tema universal, e mostra bem que o ser humano é o mais cruel dos animais.
Neste filme, vivenciamos todo o sofrimento, sentimento de perda e a luta pela sobrevivência do pianista. O espetador está lado a lado com o protagonista e no final no filme, temos a sensação que passamos por tudo aquilo com ele. Não há um único momento que seja desinteressante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário