segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Um Dia



Título Original: One day
Género: Drama, Romance
Duração: 108 minutos
Realizador: Lone Scherfig


É a história de Dexter e Emma, que se conheceram na noite em que eles se formaram na Universidade de Edimburgo, a 15 de julho de1988 e concordaram em manter a amizade e visitar um ao outro na mesma data, todos os anos para ver como estão suas vidas. Embora ambos passem por diversos envolvimentos românticos, eles têm uma ligação especial que não conseguem explicar. E durante 20 anos, Emma e Dexter vão se reencontrando, e sempre no dia 15 de julho, algo de importante ocorre nas suas vidas, estando eles juntos ou não. Ele, metido, arrogante, com excesso de auto-estima, conhece a fama e o poder, e o tempo lhe mostra que nem tudo é para sempre, assim sendo, também conhece a perda, o fracasso. Já Emma, não acredita em si mesma, no seu potencial, torna-se professora mas pouco se depara com o sucesso.
 


Não é apenas mais um filme de romance, na minha opinião, é muito mais que isso. Acho que o filme fala sobre o tempo, o que ganhamos, o que perdemos, o que ele nos dá, o que ele nos tira. E em menos de uma hora e meia de filme, vemos duas vidas, assistimos aos seus fracassos e sucessos, às suas tristezas e alegrias, vemos o tempo a moldar as suas personalidades.
As personagens fazem com que nos identifiquemos com elas, não são o casal típico dos filmes de romance, estes erram, voltam a errar e sempre no mesmo erro, de vez em quando até acertam, são idiotas e irritantes, mas seres humanos, seres como nós, não aqueles casais idealizados para um filme de romance.
Outra coisa que o filme tem e é bastante positivo, é o facto de o filme conseguir contar 20 anos de história em apenas 108 minutos, o que não é para todos e o resultado é bastante positivo. O filme soube passar facilmente o que aconteceu em cada ano mostrado, às vezes só com um diálogo percebíamos o que se tinha passado nos meses anteriores, sem a necessidade de mostrá-los.
É um filme maduro, inteligente, diálogos espetaculares, atuações por parte dos atores magníficas (sem falar da química!) e uma história incrível sobre o tempo e a amizade. E para melhorar, o final é marcante, surpreendente, mas faz a história valer apena e a ter sentido.


"O que quer que aconteça amanhã, tivemos o hoje. A não ser se nos encontrarmos no futuro. Não terá problemas. Seremos amigos."

Sem comentários:

Enviar um comentário