sábado, 30 de novembro de 2013

Crónicas de Nárnia:



Título Original: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
Género: Aventura, Fantasia
Duração: 143 minutos
Realizador: Andrew Adamson


A história começa na Segunda Guerra Mundial, quando quatro crianças (Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana) são obrigadas a sair de Londres por causa dos bombardeios e irem para uma pequena cidade na Inglaterra, na casa de um professor solteiro. Quando chegam na mansão do tal professor, Lúcia descobre uma passagem secreta escondida no fundo do guarda-roupas de uma sala vazia. Esta passagem leva a um mundo mágico chamado de Nárnia, onde os habitantes são escravizados pela Feiticeira Branca. Porém um acidente acaba fazendo com que os quatro irmãos fossem parar no guarda roupas e encontrando um mundo fantástico e agora eles terão que lutar para encontrar Edmundo e com a ajuda de Aslam, o grande leão, livrar os seres mágicos da opressão da Feiticeira.



O filme traz-nos um pouco de magia, onde podemos verificar um mundo alternativo, onde podemos viajar com as personagens. O visual do filme é mágico e belo, já que Nárnia é um mundo com paisagens lindas. Apesar de tudo o filme convence e é um ótimo serão.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Jogos Vorazes



Título Original: The Hunger Games: Catching Fire
Género: Ação, Aventura
Duração
Realizador: Gary Ross


Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã, a jovem Katniss oferece-se como voluntária para representar o seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark, desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.






O filme é adaptado da obra literária de Suzanne Collins, e apesar de não ser muito original, a história até é bem interessante, pois abre espaço para criticar uma sociedade que só consome, mas só entretenimento é diferente. Podemos dizer que o futuro que vemos na tela, é mais parecido com o presente do que outra coisa qualquer – os reality shows apenas chegam a outro nível: em vez de lutarem por um prémio em dinheiro, os jogadores lutam pelas suas vidas. Em tempos que os reality shows são mais apreciados que qualquer coisa, onde a intimidade é exposta, as máscaras sociais definem as culturas, nada mais agradável do que ver um filme que explora esses factos.
O tema é abordado com mais dramaticidade do que com romantismo e a primeira cena é o melhor exemplo. As personagens são apresentadas através das suas rotinas, e vamos ficando a conhecer as suas personalidades no decorrer do filme.

É um entretenimento de qualidade com abertura para refletirmos sobre a nossa sociedade atual.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A Lagoa Azul



Título Original: The Blue Lagoon
Género: Aventura, Drama, Romance
Duração: 104 minutos
Realizador: Randal Kleiser

Emmeline e Richard, duas crianças, juntamente com Paddy Button, um velho marinheiro, são os únicos sobreviventes de um naufrágio numa época em que navegar era a única forma de viajar. Após ficarem à deriva por várias horas eles vão parar numa ilha tropical que é um verdadeiro paraíso. O lugar não oferece perigo, pois não há animais selvagens, mas após algum tempo Paddy morre. Com o tempo Emmeline e Richard tornam-se adolescentes e vivem numa cabana que eles mesmos construíram. Neste período novas emoções influenciam o relacionamento deles, os dois descobrem o amor e logo Emmeline está grávida. Na noite em que o filho deles nasce Richard descobre a origem dos tambores que eles ouvem de vez em quando no "lado proibido" da ilha.



É um romance de pureza incontestável, embora nos anos 80, fosse muito criticado. Alguns achavam mal a relação dos dois jovens na trama, pois diziam que era incesto, mas na verdade, os dois jovens não tinham nenhuma relação de parentesco entre si, pelo que dá para perceber. Outros diziam que as cenas de nudez da jovem era demasiado pois tinha apenas 14 anos na altura, embora que os produtores do filme afirmaram que essas cenas por duplos. 
A história é linda, consegue mesmo prender-nos ao ecrã, e o elenco é maravilhoso, já para não falar da ilha que é mesmo paradísica. 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Hobbit: Uma Viagem Inesperada




Título Original: The Hobbit: An Unexpected Journey
Género: Aventura, Fantasia
Duração: 169 minutos
Realizador: Peter Jackson


É uma aventura de 13 anões que procuram o tesouro de Dale, guardado pelo terrível dragão Smaug, no coração da Montanha Solitária onde, em tempos, se situou o Reino de Erebor. Eles são relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um pequeno hobbit apreciador do conforto e quietude, pouco dado a tudo o que possa pôr em causa a normalidade da sua vida. O seu encontro com Gollum e a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das provas por que Bilbo passará e que o levarão a revelar uma coragem inesperada que vai mudar o destino da Terra Média.



O filme é bom, os cenários são ótimos assim como a trilha sonora e os atores. Porém acho que o filme é um bocado cansativo, afinal o livro é apenas uma história que foi dividida por três filmes. E assim, ao fim de três horas, o filme acaba sem mais nem menos.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Step Up 3D



Título Original: Step Up 3D
Género: Drama, Musical, Romance
Duração: 107 minutos
Realizador: Jon Chu

O filme conta a história do jovem Moose que após largar a dança de rua (no segundo filme da série), entra para a faculdade de engenharia em Nova York junto com a sua melhor amiga Camille. Porém nem tudo correrá como os pais do jovem pretendem e ele volta a dançar, quando conhece Jason, e é convidado a participar de um grupo para disputar o campeonato mundial de street dance.




O filme não tem um guião muito rico, nem os atores primam pelo talento, mas esse também não é o objetivo. O objetivo era cativar o público através de coreografias deslumbrantes, acrobacias inesquecíveis, tudo melhorado com efeitos especiais, câmara lenta e melhorados através do 3D.
A história não diverge muito de todos os outros filmes deste género. Duas equipas de breakdance e hip-hop, enfrentam-se numa batalha de dança. Um lado precisa do dinheiro para sobreviver e o outro grupo tem uma reputação a manter e o orgulho a preservar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Velocidade Furiosa 6




Título Original: Fast & Furious 6
Género: Ação, Aventura
Duração: 130 minutos

Realizador: Justin Lin


Após o último golpe no Brasil, que lhes rendeu 100 milhões de dólares, Dominic Toretto e o seu grupo de corredores estão dispersos pelo mundo sob identidades secretas, sempre atentos aos movimentos das autoridades. É então que Dom, ainda a viver no Rio de Janeiro, é abordado pelo agente Hobbs, que dedicou os últimos meses a perseguir um grupo internacional de mercenários dedicado à violência e extorsão, cujos métodos de condução os têm tornado exímios na arte da fuga. A única forma de deter os criminosos é vencê-los nas ruas. Para isso, o agente investe numa última jogada: desafiar Dom a reunir a sua equipa e a juntar-se a ele. Em troca, ser-lhes-á concedido o perdão total pelos seus crimes e a oportunidade de um recomeço nos EUA, sem cadastro. 





Velocidade Furiosa é daquelas sagas que ganhou mais seguidores que qualquer outra, é entretenimento, que diverte e cativa, simples assim.
Honestamente, velocidade furiosa 6 está fantástico e acho que chega mesmo a ser dos melhores dos filmes que fazem parte da saga. Todos os acontecimentos conduzem no mesmo sentido: explosões, pancadaria e velocidade.
A mensagem que este filme passa é simples: proteger sempre a família, o sacrifício pelas pessoas que amamos e apreciar as coisas mais importantes da vida, noções que já vêm desde o primeiro filme.

Uma Mente Brilhante



Título Original: A Beautiful Mind
Género: Drama
Duração: 135 minutos
Realizador: Ron Howard 


John Nash é um matemático prolífico e de pensamento não convencional, que consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira académica respeitável. Após resolver na década de 1950 um problema relacionado à teoria dos jogos, que lhe renderia, em 1994, o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel (não confundir com o Prémio Nobel), Nash se casa com Alicia. Após ser chamado a fazer um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrénico, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal.



Acho um dos melhores filmes já feitos e a interpretação de Russel é das melhores dele! O filme é muito bom e, em alguns momentos, o realizador faz com que o espetador, durante grande parte do filme, também não saiba, exatamente, o que é real e o que é fantasia do protagonista.

domingo, 24 de novembro de 2013

Até ao Último Combate



Título Original: Never Back Down
Género: Ação
Duração: 114 minutos
Realizador: Jeff Wadlow


Jake Tyler nunca vai atrás de problemas, mas os problemas sempre o encontram, sobretudo desde a morte do seu pai. Assim que se muda da sua tranquila cidade em Iowa, para o agito de Orlando, Jake tem de enfrentar um terreno ainda mais problemático ao ser incluído em uma liga de luta underground – um tipo de clube de luta para adolescentes. Com a ajuda dos seus novos amigos, Jake sobrevive ao caos dos drogados, mas assim que não estiver mais sob controle, o seu mundo vai virar de ponta cabeça novamente, devido a uma incansável campanha para levá-lo de volta ao ringue. Agora, com a segurança da sua família e dos seus amigos em jogo, Jake tem apenas uma opção: Não desistir. Nunca.


Para quem gosta de ação e filmes de luta, é recomendável. É um filme agradável e fácil de se ver. A história podia estar melhor desenvolvida, as interpretações são boas. Têm os seus clichês, mas não deixa de ser um bom filme.

sábado, 23 de novembro de 2013

Avatar


Título Original: Avatar
Género: Ficção Científica
Duração: 162 minutos

Realizador: James Cameron

Jake Sully ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar no programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem as suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri, uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.


Eu pessoalmente não gosto da história do filme, acho que ficou muito aquém das expetativas. O argumento é fraco e não onde se lhe pegue. A única coisa boa são os efeitos especiais usados.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O Pianista



Título Original: The Pianist
Género: Biográfico, Drama
Duração: 150 minutos
Realizador: Roman Polanski


O pianista polaco Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.



O filme começa em 1939, expondo o duro quotidiano dos judeus quando a Polónia foi ocupada pelos alemães. No início, só há leis estúpidas, como um judeu não poder ir a praças públicas ou guardar mais que uma pequena quantia de dinheiro em casa. Mais tarde, vêm a obrigação de usar a estrela de Davi pra se identificar e, ainda, o confinamento em guetos. Logo após o extermínio nos campos de concentração. O holocausto é um tema universal, e mostra bem que o ser humano é o mais cruel dos animais.
Neste filme, vivenciamos todo o sofrimento, sentimento de perda e a luta pela sobrevivência do pianista. O espetador está lado a lado com o protagonista e no final no filme, temos a sensação que passamos por tudo aquilo com ele. Não há um único momento que seja desinteressante. 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mestres da Ilusão



Título Original: Now You See Me
Género: Suspense
Duração: 115 minutos

Realizador: Louis Leterrier

Daniel Atlas é o carismático líder do grupo de ilusionistas chamado The Four Horsemen. O que poucos sabem é que, enquanto encanta o público com suas mágicas sob o palco, o grupo também rouba bancos noutro continente e ainda por cima distribui a quantia roubada nas contas dos próprios espectadores. Estes crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs esteja determinado a capturá-los de qualquer jeito, ainda mais após o grupo anunciar que em breve fará seu assalto mais audacioso. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas, uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley, um veterano desmistificador de mágicos que insiste que os assaltos são realizados a partir de disfarces e jogos envolvendo vídeos.


Por mais óbvia que a ideia possa parecer, a utilização das habilidades dos ilusionistas em assaltos, ainda não tinha estado no centro de um filme.  O filme têm uma narrativa dinâmica e um argumento bem arquitetado, além disso é uma história com várias reviravoltas, mas que têm uma explicação mais à frente.
É um filme muito divertido e bastante inteligente, detentor de um enredo sólido e surpreendente, que tem como objetivo entreter o espetador. 


"Primeira regra da magia:
Sempre seja o mais esperto da sala."

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Puro Aço




Título Original: Real Steel
Género: Ficção Científica
Duração: 127 minutos

Realizador: Shawn Levy

Charlie Kenton é um ex-lutador de boxe frustrado após o  desporto se tornar uma modalidade de alta-tecnologia, sendo comandado por robôs altamente desenvolvidos. Ele abandona a profissão e começa a viver de pequenas lutas com robôs feitos com restos do ferro velho. Quando sua vida parece ter encerrado, ele reúne-se com seu filho Max Kenton para uma última tentativa de se tornar um vencedor com um robô desacreditado e descobrem o verdadeiro significado do amor entre pai e filho.


Luta de robôs é algo que todos já assistimos, mas não tão criativa como este plano de fundo. Têm alguns momentos de comédia, e os robôs foram criados de forma bem original e até ficamos com o gosto de que o desporto fosse mesmo real.
A história é engraçada, as interpretações bem conviventes, e os efeitos especiais excelentes. Não falta no filme, há ação, drama, comédia e um pouco de romance (entre pai e filho). Mais um filme que mostra que não adianta ter preconceitos estúpidos, nem mesmo quando se trata de robôs. 

Se você tem uma chance, torne-a realidade.” 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Homem Bicentenário



Título Original: Bicentennial Man
Género: Drama, Ficção Científica
Duração: 130 minutos
Realizador: Chris Columbus


Uma família norte-americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew programado com as Três Leis da Robótica, para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos de um ser humano, como curiosidade,inteligência, emoções e personalidade própria. O filme mostra a saga de Andrew em busca da liberdade e de se tornar, na medida do possível, um ser humano.


A história emociona de verdade, sendo desenrolada de uma maneira muito agradável e simples, tendo diversos saltos temporais e utilizando até o humor em algumas cenas. O argumento trabalha as angústias da existência humana, de certa forma, pela ótica de um rôbo que deseja ser humano. O filme contêm diversos valores:
* A aprendizagem contínua - o rôbo utiliza todos os momentos que têm na sua vida para aprender, seja nas relações com as pessoas ou em livros.
* A criatividade - consegue ser um ser criativo, primeiro em trabalhos manuais, mas depois chega a produzir inovações na ciência e na tecnologia.
* A liberdade - ele conquista a sua liberdade.
* A individualidade - quando consegue finalmente ser livre, o rôbo escolhe um nome, para assim, não ser mais considerado um electodoméstico mas sim um indivíduo. 
* A independência - desde o início da sua vida livre, ele não depende mais de ninguém, nem no aspeto financeiro, nem para tomar qualquer decisão na sua vida.
* e muitos mais.
Outros aspetos bem curiosos são o facto de o rôbo terr escolhido o nome "Andrew", que vem do grego "andrós", que significa homem (não parece ter sido ao acaso) e, ainda, o defeito na fabricação do rôbo, que pode ser comparada aos erros genéticos que podem ocorrer nos seres vivos e determinam mutações, e às vezes é daí que evoluem as espécies.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Um Dia



Título Original: One day
Género: Drama, Romance
Duração: 108 minutos
Realizador: Lone Scherfig


É a história de Dexter e Emma, que se conheceram na noite em que eles se formaram na Universidade de Edimburgo, a 15 de julho de1988 e concordaram em manter a amizade e visitar um ao outro na mesma data, todos os anos para ver como estão suas vidas. Embora ambos passem por diversos envolvimentos românticos, eles têm uma ligação especial que não conseguem explicar. E durante 20 anos, Emma e Dexter vão se reencontrando, e sempre no dia 15 de julho, algo de importante ocorre nas suas vidas, estando eles juntos ou não. Ele, metido, arrogante, com excesso de auto-estima, conhece a fama e o poder, e o tempo lhe mostra que nem tudo é para sempre, assim sendo, também conhece a perda, o fracasso. Já Emma, não acredita em si mesma, no seu potencial, torna-se professora mas pouco se depara com o sucesso.
 


Não é apenas mais um filme de romance, na minha opinião, é muito mais que isso. Acho que o filme fala sobre o tempo, o que ganhamos, o que perdemos, o que ele nos dá, o que ele nos tira. E em menos de uma hora e meia de filme, vemos duas vidas, assistimos aos seus fracassos e sucessos, às suas tristezas e alegrias, vemos o tempo a moldar as suas personalidades.
As personagens fazem com que nos identifiquemos com elas, não são o casal típico dos filmes de romance, estes erram, voltam a errar e sempre no mesmo erro, de vez em quando até acertam, são idiotas e irritantes, mas seres humanos, seres como nós, não aqueles casais idealizados para um filme de romance.
Outra coisa que o filme tem e é bastante positivo, é o facto de o filme conseguir contar 20 anos de história em apenas 108 minutos, o que não é para todos e o resultado é bastante positivo. O filme soube passar facilmente o que aconteceu em cada ano mostrado, às vezes só com um diálogo percebíamos o que se tinha passado nos meses anteriores, sem a necessidade de mostrá-los.
É um filme maduro, inteligente, diálogos espetaculares, atuações por parte dos atores magníficas (sem falar da química!) e uma história incrível sobre o tempo e a amizade. E para melhorar, o final é marcante, surpreendente, mas faz a história valer apena e a ter sentido.


"O que quer que aconteça amanhã, tivemos o hoje. A não ser se nos encontrarmos no futuro. Não terá problemas. Seremos amigos."

domingo, 17 de novembro de 2013

Annapolis - Paixão e Glória





Título Original: Annapolis
Género: Drama
Duração: 108 minutos

Realizador: Justin Lin


Após conseguir uma vaga na cobiçada Academia Naval de Annapolis, Jake Huard acreditava que todos os seus sonhos se tinham realizado. Sem nada a perder, ele decide participar no violento torneio de boxe da Marinha, conhecido como The Brigade Championships, onde enfrentará seu arqui-rival Cole. Com a participação no torneio, Jake tem a chance de deixar o seu pai orgulhoso, legitimar a confiança nele depositada e ainda defender os demais recrutas.





O filme têm ação de tirar o fôlego do começo ao fim, sendo um filme para inspirar a coragem e a honra. O jovem que desafia as normas do sistema rígido e inflexível da marinha e, o facto de ser bem sucedido, acaba por ser a grande surpresa do filme. Com um pouco de drama, ação e um pouco mas muito pouco de romance, transforma este filme em algo espetacular.  

sábado, 16 de novembro de 2013

O Clube dos Poetas Mortos




Título Original: Dead Poets Society
Género:Drama
Duração: 128 minutos
Realizador: Peter Weir


Conta a história de um professor de literatura nada ortodoxo, de nome Mr. Keating, que leciona na Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
Com as suas aulas, talento e sabedoria, Keating, inspira os alunos a seguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias. Entusiasmados com o lema “Carpe diem” (aproveita o dia) proclamado pelo professor, os alunos ganham coragem para experimentar desafios e experiências que nunca antes ousariam enfrentar. Á semelhança do que o professor Keating fizera na juventude, sete dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”. O clube reúne furtivamente à noite, numa gruta, nas imediações do colégio. O grande tema é a poesia. O suicídio de um jovem, brutalmente reprimido pelo pai na sua vocação, vai desencadear uma situação de confronto entre a direcção do colégio e o professor Keating acusado de instigar os seus alunos à desobediência. O professor é expulso e direcção do colégio toma medidas para que tudo volte à normalidade. 




O filme mostra que numa certa altura da vida, as pessoas, em especial os jovens, devem opor-se, contestar, gritar e sobretudo pensar por ele próprios, e não deixar que ninguém interfira nesses pensamentos. O protagonista utiliza muitas vezes a expressão “Carpe Diem” cujo o sentido é: aproveite a vida, já que ela dura pouco; isto faz-nos pensar sobre como aproveitamos o nosso dia, a nossa vida, faz-nos refletir sobre o que vale apena viver.
Brilhante. Emocionante. Um clássico. Recomendo.



Na vida há tempo para se arriscar e tempo para se ser cauteloso, e um homem sensato sabe qual é a altura certa para cada uma destas coisas.”