quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Filme: Je t'aime



É um filme coletivo coordenado por Emmanuel Benbihy, de 2006. Resumindo, consiste num conjunto de 21 curtas-metragens sobre a cidade de Paris, com duração, em média, de 5 minutos cada uma e de autoria de diferentes diretores e atores.
Entre os diretores estão: Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel e Ethan Coen, Gérard Depardieu, Wes Craven, Alfonso Cuarón, Nobuhiro Suwa, Alexander Payne, Tom Tykwer, Walter Salles, Yolande Moreau e Gus Van Sant.



Aqui fica uma pequena descrição de cada segmento, onde saliento as minhas preferências 

"Montmartre", de Bruno Podalydès 
Um condutor tenta desesperadamente arranjar lugar de estacionamento no bairro de Montmartre. Quando o finalmente consegue, aproveita para refletir sobre a sua vida e sobre a dificuldade que têm em encontrar o amor.

"Quais de Seine", de Gurinder Chadha
A realizadora tenta apelar à paz e compreensão, ao abordar o uso de hijab (lenço que tapa o rosto às mulheres muçulmanas). Sendo que utiliza um grupo de jovens amigos, em que um deles se interessa por uma rapariga árabe, enquanto os amigos questionam essa escolha.

"Le Marais", de Gus Van Sant
Esta curta-metragem aborda o amor homossexual.

"Tuileries", de Joel e Ethan Coen
Enquanto um turista americano pensa na sua visita à cidade de Paris, observa um jovem casal aos beijos. Este não escapa de levar do jovem francês por este ter beijado a sua namorada, entretanto.

"Loin du 16ème", de Walter Salles e Daniela Thomas
É uma curta-metragem que retrata a vida de uma mãe emigrante que é obrigada a deixar o seu filho num infantário nos subúrvios para ir tomar conta do filho de um casal rico. Uma história forte, que retrata as implicações sociais e, ainda, o amor que uma mãe têm pelo seu filho, que o deixa para ir ganhar algum dinheiro para o sustentar.

"Porte de Choisy", de Christopher Doyle
Enquanto um vendedor de cosméticos tentar vender um produto a uma dona de um cabeleireiro, somos transportados para uma onda oriental. 

"Bastille", de Isabel Coixet
Relata a história de um casamento em ruptura, cuja chama se volta a acender, quando a mulher é diagnosticada com uma leucemia terminal. O marido acaba por se voltar apaixonar pela mulher que sempre teve ao seu lado.

"Place des Victoires", de Nobuhiro Suwa
É a história de uma mãe que chora a morte do seu filho. Sendo que a dor que sente, é acalmada por um cowboy imaginário que o devolve aos seus braços por uns momentos, apenas para a despedida.

"Tour Eiffel", de Sylvain Chomet
Um rapaz conta como os seus pais se conheceram, fazendo mímica perto da Torre Eiffel. É uma curta-metragem com muita imaginação e humor, sendo cheio de inocência, como o primeiro amor.

"Parc Monceau", de Alfonso Cuaron
É uma história de amor descrita em palavras sombrias, enquanto pai e filha passeiam pela rua.

"Quartier des Enfants Rouges", de Olivier Assayas
Uma atriz americana tenta arranjar droga para aguentar a noite de festa e as filmagens que a esperam. Mas o encontro com o traficante pode significar mais, numa primeira fase para ele e, numa segunda, para ela. É uma curta-metragem fria.

"Place des Fêtes", de Oliver Schmitz
Retrata o segundo encontro entre uma paramédica e um músico, que acaba de ser esfaqueado numa rixa. Prova que nem sempre o amor chega na hora certa, assim como o café.

"Pigalle", de Richard LaGravenese
Enquanto um casal já casado há muitos anos, se encontra num bar de strip-tease, para tentar "apimentar" a relação. Uma abordagem diferente do amor numa fase mais avançada de uma relação.

"Quartier de la Madeleine", de Vincenzo Natali
Depois de já se ter servido do primeiro prato, uma vampira ataca um turista. Apesar de ser uma curta-metragem, não se entende a mensagem que o diretor quer passar sobre Paris.

"Père-Lachaise", de Wes Craven
Num cemitério, Frances põe em questão o seu casamento pela falta de humor do seu noivo. Enquanto visitam a campa de um escritor famoso, esta decide abandonar o seu noivo, que corre atrás dela como conselho do falecido. Cheio de tensão e suspense.

"Faubourg Saint-Denis", de Tom Tykwer
Uma jovem atriz em início de carreira tenta terminar a sua relação com um jovem cego. Enquanto acabam e voltam a fazer as pazes, a história torna-se aborrecida (pela maneira que é feita).

"Quartier Latin", de Gérard Depardieu e Frédéric Auburtin
Um casal encontra-se para combinar a assinatura dos papéis do divórcio. Enquanto falam dos seus amantes e recomeços, nota-se que o ambiente não é o melhor.

"14ème arrondessement", de Alexander Payne
Uma turista americana que etsá sozinha em Paris, dedica-se, principalmente, a praticar o francês que aprendeu. Apesar do seu esforço, toda a gente lhe responde em inglês.




Sem comentários:

Enviar um comentário